Rigor na ficha limpa

21.07.2012

 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, veio a Santa Catarina para a abertura do encontro dos juízes eleitorais do Estado, na manhã desta sexta-feira (20), na Capital. Segundo a ministra, entre os principais desafios do pleito deste ano está a diversidade nas disputas locais. “A comunida­de é muito mais emocional numa campanha municipal do que nas elei­ções gerais”, comparou. Durante a visita, Cármem Lúcia falou também sobre a importância dos juízes eleitorais nestas eleições e na relação de confiança com o Tribunal Superior Eleitoral. “Eu conto com eles e eles podem contar comigo para que nós prestemos um bom serviço ao povo brasileiro.” Para ela, é esta relação que deve garantir a aplicação da Lei da Ficha Limpa integralmente. “Todos os juízes têm noção plena da Lei, e eu tenho insistido que ela seja rigorosamente cumprida, exatamente para dar valor ao que a sociedade brasileira espera.” Além do rigor sobre os candidatos fichas-sujas, a ministra acredita que o uso das redes sociais durante este período combina com o ideal do processo eleitoral, onde o espaço é aberto para a liberdade de expressão, e reitera a manutenção da vontade soberana do povo.

Missão internacional

Governador Raimundo Colombo vai viajar no início de agosto para a Alemanha. Terá reunião na sede da BMW para, segundo ele, bater o martelo sobre a instalação de uma unidade da empresa em Santa Catarina. Provavelmente no mesmo período, deverá ir à França para assinar, com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), um financiamento de 100 milhões de euros, valor que será aplicado em saneamento no estado. As duas informações foram repassadas nesta sexta-feira (20) pelo pró­prio governador, durante entrevista exclusiva que concedeu à reportagem da Pelo Estado e do Portal Central de Diários (www.centraldediarios.com.br). A entrevista vai circular nesta segunda-feira nos diários associados e parceiros da ADI-SC. Também na segunda-feira, estará na íntegra no Portal.

Apreensão

A dificuldade para suinocul­tores independentes acessarem recursos federais anunciados pelo Ministério da Agricultura como compensação ao baixo preço de mercado da carne é motivo de apreensão do deputado Moacir Sopelsa (PMDB), que debate o problema com li­deranças dos produtores no Meio-Oeste e pretende levar sugestões ao governo esta­dual nos próximos dias.

Conflito

Equipe do Programa Justiça ao Jovem, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), retorna a Santa Catarina nesta se­gunda-feira (23) para avaliar as condições das unidades de internação destinadas aos adolescentes em conflito com a lei no Esta­do. O CNJ pretende verificar que medidas foram adotadas pelo Governo do Estado e pelo TJ-SC os problemas identificados durante as visitas feitas em 2010.

SCGás

A SC Gás resolveu suspender a política co­mercial de incentivo para os seus clientes. A medida tem como principal objetivo o reequilíbrio econômico-financeiro da companhia, além de reposicionar a em­presa em relação aos acontecimentos ma­croeconômicos, mantendo a competitivi­dade das indústrias catarinenses, as quais continuam a receber o gás com a menor tarifa nacional.

Responsabilidade

O TCE-SC realiza, na próxima semana, mais três etapas regio­nais do XIV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, em Lages (24), Videira (25) e Campos Novos (26). Com a programação, desenvolvida em 13 municípios catarinenses de todas as regiões do Estado, o Tribunal busca disse­minar a cultura da correta aplicação dos recursos, da responsabilidade fiscal e da participação da sociedade no controle dos gastos públicos.

O Sebrae-SC promove, entre os dias 23 de julho e 2 de agosto, sete Seminários Regio­nais de Crédito. Oito instituições financei­ras apresentarão suas linhas de crédito e financiamento específicas para os micro e pequenos negócios e será realizada uma Rodada de Negócios para os empresários conversarem particularmente com os ge­rentes. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo telefone 0800-570-0800. Os semi­nários ocorrerão nas cidades de São José, São João Batista, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, São Bento do Sul e Mafra.

Informação é poder

Os pequenos pro­dutores de leite de Santa Catarina estão utilizando, desde abril, o Sistema de Inte­ligência Setorial (SIS), desenvolvido pelo Sebrae-SC para auxiliar na produção. Por meio do SIS, os produtores têm acesso a informações estratégicas sobre o setor. O objetivo é aumentar a competitividade en­tre os empresários rurais catarinenses.

Cepon

Na próxima quinta-feira (26), em Florianópolis, acontece a inauguração da unidade de internação, do ambulatório de intercorrências, do centro cirúrgico ambu­latorial e da complementação do serviço de diagnóstico por imagem do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon). A soleni­dade acontecerá às 10h.

Andréa Leonora e Camila Latrova (Colaborou: Marcela Albuquerque)

Florianópolis, 21 e 22 de julho de 2012

Últimas Colunas [Pelo Estado]

Visualizar todos