[Pelo Estado] Entrevista Presidente Jaimes Almeida Junior

24.07.2017

“Vamos focar na expansão dos shoppings existentes”

Natural de Florianópolis, Jaimes Almeida Junior é o fundador e CEO do Grupo Almeida Junior, empresa líder no Sul do Brasil no segmento de shopping center, com seis empreendimentos. O empresário começou sua carreira no ramo imobiliário, em 1980, em Blumenau, e na década de 1990 direcionou os negócios para o segmento de shopping center. Inaugurou seu primeiro shopping em 1993, o Neumarkt, também em Blumenau. Depois vieram os shoppings Balneário (Balneário Camboriú, 2007), Garten (Joinville, 2010), Norte (Blumenau, 2011), Continente (São José, 2012) e Nações (Criciúma, 2016). Ainda em 2012, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-SC) concedeu ao empresário o prêmio Personalidade de Vendas e, recentemente, ele foi indicado para receber o título de Cidadão Honorário de Blumenau. Jaimes de Almeida Junior estava no exterior quando respondeu as perguntas encaminhadas pela Coluna Pelo Estado. Na entrevista, fala sobre sua opção por Santa Catarina: “Agora, a presença em Santa Catarina, e mais próxima de seus shoppings e consumidores catarinenses, irá tornar a empresa ainda mais eficiente.”

 

[PeloEstado] - A Almeida Junior nasceu em 1980, em Blumenau, ficou sediada por 23 anos em São Paulo e agora retorna a Santa Catarina. Por que essa movimentação?
Jaimes Almeida Junior -
O ciclo para a maturidade da Almeida Junior, para torná-la uma empresa de renome nacional no setor e consolidá-la como maior empresa de shopping centers do Sul, foi concluído neste período. Agora, a presença em Santa Catarina, e mais próxima de seus shoppings e consumidores catarinenses, irá torná-la ainda mais eficiente.

[PE] - Como está o mercado de shopping centers no Brasil e em que contexto se enquadram os empreendimentos da Almeida Junior?
JAJ -
O mercado de shopping centers no Brasil, assim como nos demais países, é liderado por poucos players. No Brasil, a Almeida Junior está muito bem posicionada, com shopping centers admirados pelo mercado em função do seu tamanho e estrutura, bem como por ser a única empresa do setor com uma estratégia de liderança regional consolidada.

[PE] - O que caracteriza Santa Catarina como um bom mercado, apesar de ser um estado pequeno? E por que investir no interior catarinense?
JAJ - Santa Catarina, por sua cultura europeia, possui indicadores socioeconômicos de grande destaque nacional, além de possuir uma indústria diversificada que a blinda das instabilidades econômicas. É um estado que gera sustentabilidade aos consumidores que possuem a maior renda familiar per capta do Brasil. A Almeida Junior está presente em todas as principais regiões do Estado, exceto o Oeste, para onde temos planos futuros.

[PE] - Quais os planos de expansão?
JAJ - Vamos focar na expansão dos shoppings existentes, Oeste catarinense e aquisições estratégicas em Santa Catarina e no Sul do Brasil.
 
[PE] - Há projetos para novos empreendimentos em outros estados?
JAJ -
Somente após completarmos o ciclo de investimentos em Santa Catarina.

[PE] - O que mudou no segmento desde que o senhor começou a atuar em shoppings até os dias de hoje?
JAJ -
Muitas mudanças. E a Almeida Junior acompanha todas, respondendo sempre às novas demandas dos consumidores catarinenses e dos lojistas.   

[PE] - O senhor costuma trazer para os shoppings da Almeida Junior tendências de outros países? O que está por vir?
JAJ -
Tecnologia e mais entretenimento nos shopping centers, principalmente em restaurantes.

[PE] - Quais são os principais entraves para o crescimento do setor de shoppings centers?
JAJ -
Shopping center é um equipamento de capital intensivo de curto prazo, para retorno de longo prazo. Ou seja, a assertividade na escolha das cidades, mercados, taxas de juros, expansão de lojistas e competição são fatores que hoje travam um crescimento mais acelerado.

[PE] - O que precisa mudar no Brasil para que haja uma expansão maior?
JAJ -
Um ambiente de estabilidade política.

 Por que a Almeida Junior investe em SC?

- Maior renda familiar per capita da Região Sul e a 4ª maior do Brasil;
- 4º maior parque industrial e o 6º maior PIB industrial do país;
- Fortes polos de tecnologia na Grande Florianópolis, Blumenau e Joinville;
- Ambiente de negócios favorável ao crescimento de empresas de todos os portes;
- Ampla atividade turística que reflete positivamente no varejo;
- Agronegócio de destaque mundial;
- Com população de 6,7 milhões de habitantes, detém 4,3% do PIB nacional; e
- As regiões nas quais a Almeida Junior atua concentram 76,9% do PIB do Estado.

Fonte: www.almeidajunior.com.br

Visualizar todos