Seguro desemprego terá novidades

31.10.2012

 

Do Portal RedecomSC

São Miguel do Oeste - Todo trabalhador ou trabalhadora que possui exatos seis meses de salário consecutivo e recebeu demissão possui direito de encaminhar o seguro desemprego e receber cinco parcelas que equivalem a 80% do salário recebido anteriormente. Porém, uma nova medida adotada pelo Sistema Nacional de Empregos (SINE) trouxe novidades para os beneficiados com o seguro desemprego.

A responsável pelo SINE de São Miguel do Oeste, Emília Mello Linhares, explica que há quatro meses as pessoas encaminhavam o seguro desemprego e ele era liberado na hora. Conforme ela, a nova lei que é fiscalizada pelo sistema do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) além de liberar o seguro desemprego, ainda cadastra as pessoas em vagas de empregos e cursos profissionalizantes.

Mudança

Segundo Emília, as empresas recebem o perfil da pessoa e em seguida as chamam para entrevista. Quem não aceitar o emprego tem o seu seguro desemprego cancelado. “É uma forma de oportunizar as pessoas a continuar trabalhando”, ressalta. Ela explica que o salário para que a pessoa aceite o trabalho deve ser correspondente ao que ela recebia nos últimos três meses. “A pessoa encaminha o seu seguro e já concorre a vagas de emprego e cursos profissionalizantes, a exemplo do que nós já tivemos que foram cursos nas áreas de informática, enfermagem e auxiliar administrativo”, destaca.

Visualizar todos