Tempo: Final de semana com risco de granizo isolado

09.11.2012

 

O final de semana em Santa Catarina será sujeito a temporais. Nas tardes de sexta-feira e sábado os catarinenses podem enfrentar pancadas de chuva acompanhadas de raios e até temporais com granizo. Isso tudo causado por uma massa de ar úmido e quente que permanece atuando no Sul e Sudeste do Brasil, mantendo variação de nuvens que, associada ao calor, traz instabilidade para todas as regiões.

Entre sábado e domingo uma frente fria passa pelo litoral catarinense e gaúcho, causando chuva em todas as regiões, com rajadas de 70 a 90km/h associadas a temporais.

No sábado, no Oeste e Meio Oeste, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.  Nas demais regiões do Estado, pancadas isoladas de chuva na madrugada e chuva fraca pela manhã.

No decorrer da tarde voltam as condições de pancadas isoladas de chuva. Há risco de temporal e granizo isolado. Temperatura elevada com sensação de ar abafado devido à elevada umidade do ar. Vento de nordeste e noroeste, passando a sudoeste nas áreas próximas à divisa com o RS, fraco a moderado com rajadas associadas a temporais.

Já no domingo, a passagem de uma frente fria deixa o céu encoberto com chuva em boa parte do estado, especialmente na região Sul, em função da passagem de uma frente fria pelo litoral.

No decorrer do dia a nebulosidade e a chuva diminuem no Oeste e Meio Oeste. Temperatura amena em relação ao dia anterior. Vento de noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

A segunda- feira ainda deve com instabilidade no estado e pode chover em todas as regiões no período da tarde e noite em forma de pancadas.

As temperaturas devem diminuir entre a tarde e noite principalmente no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

A partir de segunda-feira (12) as temperaturas ficam agradáveis na maior parte do estado. Entre terça e quarta-feira as mínimas ficam próximas de 3°C a 5°C, proporcionando a formação de geada fraca em São Joaquim e áreas mais altas do Planalto Sul. A diminuição das temperaturas será causada por uma massa de ar frio que se desloca pela Argentina, Uruguai e RS após a passagem da frente fria do fim de semana.

Condições do mar

A partir da tarde de domingo o vento mais intenso no litoral provoca mar agitado com ondas mais altas, com picos de 2,0m a 3,0m, trazendo risco para atividades de pesca e navegação em áreas mais afastadas da costa.

Visualizar todos