Um em cada seis homens com mais de 50 terá câncer em 2013

07.11.2012

Agora é a vez dos homens - Depois do Outubro Rosa, foco neste mês é na luta contra o câncer de próstata 

 

Do Jornal Sul Brasil

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, em 2013 62 mil novos casos de câncer de próstata serão registrados no Brasil. Ou seja, um em cada seis homens com mais de 50 anos vai desenvolver a doença.

Os números parecem mais alarmantes se tomarmos como referência os dados de 2011, quando 54 mil novos casos foram registrados, o que representa um crescimento substancial da doença no país. Segundo especialistas, a melhor forma de evitar o câncer é a prevenção através de exames e visitas periódicas ao médico.

Hermínio Lazzari tem 68 anos e está com a saúde em dia, “realizo exames periódicos todos os anos, mas esta será a primeira vez que faço o exame da próstata”, explica o aposentado despreocupado. Além dele, outros homens, a maioria com mais de 50 anos, aguardavam na fila do atendimento da Clínica do Homem, na tarde de ontem dia 6.

De acordo com a coordenadora do setor, Miriam Andrade, os homens atendidos na clínica são enviados pelas unidades de saúde, “por dia, atendemos cerca de 20 homens. Entre os problemas mais comuns, hipertensão, diabetes e problemas de próstata”, explica.

A Clínica também oferece atendimento para doenças da área de otorrinolaringologia, endoscopia, eletrocardiograma, pequenas cirurgias, dermatologia, ortopedia entre vários outros serviços voltados à saúde do homem. “Porém, a grande quantidade de rapazes com DSTs está preocupando”, destaca.


Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da Medicina e de outras áreas que interferem com a saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquela. Conclui-se, portanto, que mais casos de CP serão diagnosticados.

Sintomas

Muitas vezes a doença não tem sintomas, sobretudo na fase inicial, contudo, alguns pacientes reclamam de dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziar bem a bexiga, ou seja, sintomas de obstrução urinária. Sangramento na urina pode ser uma queixa, embora mais rara. O tumor pode ser detectado somente pelo toque retal ou dosagem do antígeno prostático específico ou PSA.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é uma glândula localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma). A origem do CP é desconhecida, entretanto, presume-se que alguns fatores possam influenciar o seu desenvolvimento, com o fator genético, uma vez que a presença do câncer em parentes do primeiro grau aumenta a probabilidade de diagnóstico em 18%, o fator hormonal e, até mesmo a dieta.

Visualizar todos